segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Coleção Boneca POLLY Pocket

Polly as pequenas bonecas que marcaram geração anos 90 e 2000:

As bonecas Polly Pocket foram concebidas na Alemanha por Chris Wiggs, em 1983 que criou estojo de bonecas para sua filha Kate.  A marca Bluebird Toys, inglesa, licenciou o conceito de boneca de bolso  e o brinquedo foi posto à venda em 1989:
Vintage Polly Pocket Bluebird
Primeiro conceito da boneca Polly Pocket foi  a versão criada com um estojo de bonecas, 
o brinquedo era composto de uma casa de bonecas em forma de estojo com mini bonequinhas:
 A marca Bluebird Toys, inglesa, licenciou o conceito Polly Pocket e o 
brinquedo foi posto à venda em 1989: 
Estojo Polly pocket
além de proporcionar brincadeiras com as minusculas bonequinhas polly  o estojo proporcionava diversão com carimbos entre outras opções:

 mini estojo Polly Pocket chegou ao meu acervo de bonecas e brinquedos antigos através de doação por Sofia Golfetto
"...pequeno mundo de Polly Pocket tudo é encantador! São conjuntos compactos, cada um com diferentes miniaturas, que fazem desse pequenino mundo um mundão de completa alegria...":

Bonecas Polly chegaram no Brasil pela Fabrica de brinquedos Estrela em 1995 sob licença Mattel:




as bonequinhas que cabiam na palma da mão as  Polly Pocket Mattel foram distribuidas no Brasil pela Marca de brinquedos Estrela em 1995:



 Em 1995 a Mattel comprou a empresa e introduziu as novas Polly Pocket maiores e com diversas roupas e acessórios tornando-a uma bonequinha fashion doll:

Em 2006 a Mattel fez o processo de recall, recolhendo a linha Polly Pocket fabricadas ate 2005 a qual possuiam acessórios imantados, devido a possibilidade dos pequenos imãs descolar das roupinhas e acessórios das bonecas e serem ingeridos pelas crianças pequenas:
As pecinhas da linha Polly Pocket como vestido, saias, calças, chapeus, blusas, apliques eram de plásticos e possuiam os pequenos imãs  que proporcionavam fixação dos acessórios nas bonecas:



Os nomes das bonecas Pollys são: 
Polly Pocket, Shani, Lea, Lila, Crissy, Kerstie, Rick  e Todd 

Coleção boneca Polly com imã:


salão café da polly com imã (versão recolhida em 2006):
Coleção boneca Polly:


roupas e acessórios Polly de borrachinha (que dificultava vestir e acabava rasgando) e versão 
"Polly pronta em um click":


 problema é quando tudo mistura
ou vira diversão em dobro:




 coleção acessórios da boneca Polly:
Muitos itens da boneca Polly chegaram ao meu acervo atraves de doação de brinquedos
e estes já fizeram parte da exposição de brinquedos  no espaço "minimo e mãos"  no Sesc Pompeia em 2013:
Bonecas Polly fizeram parte da exposição no espaço "O minimo e as mãos"  no sesc Pompéia.
...Brinquedos em miniaturas são especies de cofre. Guardam segredos...
sim sim bonecas polly  fizeram parte do brincar "do minimo e a mãos" conceitos que os curadores Renata Meireles e Gandhy Piosk levaram para o espaço no Sesc Pompeia em 2013
exposição Mais de Mil brinquedos para criança: 






17 comentários:

Unknown disse...

Ana, sempre surpreendendo!!! Gratidão por todo esse carinho, que vem como uma luz imensa iluminar nossos corações, trazendo recordações dos bons momentos vividos quando crianças!!!

Sucesso sempre!!! Beijus lotados de amor e admiração.

Unknown disse...

Oi Ana. Gosto muito do seu blog. Relembro muito da minha infância através das suas matérias. Esses brinquedos da Polly Pocket dos anos 80-90, você revende algum? Abraços Manoela.

Ana Cristina Caldatto disse...

Olá Manoela. Fico feliz que goste do blog!
Quanto aos itens da boneca Polly não estão à venda pois são de meu acervo pessoal a qual mediante as oportunidades entram em exposições públicas

Unknown disse...

Olá.Parabéns pela iniciativa.Eu amava esse estojo de bonecas da POlly! Caso você se interesse em revender, tenho interesse. Beijos!

Ana Cristina Caldatto disse...

Olá. Aline fico feliz que gostou da postagem

Mas aqui nada a venda 😬😬
E eu também procuro estes minis estojo para comprar 😬😊

Unknown disse...

Boa tarde, existia no Brasil alguma marca genérica que fazia esse tipo de brinquedo? Eu já procurei em toda a linha da Polly Pocket por desencargo de consciência, mas eu tenho quase certeza que não era da Polly... eu vi duas crianças nos anos noventa terem um desse. Claro que minhas memorias podem estar incorretas, mas lembro de ser no formato de uma casinha em branco e vermelho a escala de cores muito mais vibrantes que os da polly, vinha com uns 3 ou 4 personagens que eram cachorros ou ursos... a parte que ficava voltada pra cima era a casa com varias repartições e a parte de baixo era um gramado com um portão que abria e uma gangorra que balançava se não me engano... meu sonho é localizar nem que seja uma foto! Eu achava muito genial!

Julia disse...

Você compra pollys? Tenho alguns itens e 52 pollys

Ana Cristina Caldatto disse...

Julia eu não tenho comprado. As que chegam são doações ao acervo

Ana Cristina Caldatto disse...

Olá. Li hoje seu comentário. Se eu localizar o que vc procura eu to respondo aqui

Unknown disse...

Oi Ana, este post realmente é muito informativo e um dos poucos que encontrei. Parabéns pela matéria, mas fiquei com uma dúvida, gostaria de saber os modelos que já foram lançados e o ano em que foram criadas e vendidas, como por exemplo a linha polly Pocket, Shani, Lea, Lila, Crissy, Kerstie, Rick e Todd, acho os mais fofos, você saberia dizer porque pararam de fazer este modelo? E de que ano são? Muito obrigada e beijoks.

Unknown disse...

Olá Ana! Vi no site da Mattel.com que relançaram a Polly Pocket no brinquedo vintage. Mas está caro para conseguir comprar no site da Amazon por conta da tributação. Sabe me informar se a Mattel no Brasil também irá lançar esse brinquedo?
Isso aconteceu com a Moranguinho (relançaram nos EUA e depois no Brasil pelos 80 anos da Estrela). Mas não sei se a Polly Pocket vintage teve muita repercurssão no Brasil por volta de 1995.
Bjs.

Beatriz Magalhães disse...

Tenho uma coleção enorme de pollys antigas, hotel, parque aquático, discobus, limousine entre outros se alguém tiver interesse em comprar me chama no watts 11 963087800

Karine Florêncio disse...

Oi Ana. Estou com algumas coisas da Polly e quero desfazer mantive 10 anos guardadas com carinho, mas chegou o momento do desapego.
Lhe interessa receber essas coisas como doação?

Ana Cristina Caldatto disse...

ola Karine entre em contato anacaldatto@yahoo.com.br
desde já agradeço

Unknown disse...

Eu tenho interesse em comprar,se você vende me manda o preço e os itens que tem disponível e a forma de pagamento

Unknown disse...

Olá gostaria de saber como encontrar esse estojo Polly Poket pois temos um com bonecos faltando,grata

Unknown disse...

Vc vende??