segunda-feira, 9 de julho de 2012

Chegada do Boneco Ken / Bob ao Brasil 1984

Barbie's Boyfriend 
Ken He's a doll:
Se você quer saber mais sobre primeiros Kens e Alan anos 60 clicque AQUI 

Nosso Ken Brasileiro 

2014 comemorava-se 30 anos da chegada  namorado da Barbie ao Brasil,
Boneco Ken  ou boneco Bob chegou ao Brasil 1984,  momento inesquecível:
encarte / folheto interno Gibi Luluzinha de 1984 divulgando lançamento Boneco Bob, Boneco Ken desembarcou ao Brasil chamando-se Boneco Bob,   
Estrelando Bob e Barbie:

 Porque nome Bob?
Ele é o mesmo Boneco Ken Americano de 1984,  para nós Brasileiros  que falamos Língua Portuguesa nome Bob era fácil pronunciar.  A palavra Ken tem um som semelhante ao da palavra português que significa "quem", "Quem?" por isso foi estranho crianças Brasileiras dizerem o seu nome no começo, 
mas em 1987 ele passa a chamar-se Ken como em todo mundo,
outro real motivo nome Bob começar com a letra B,  foi a forma simples das crianças aceitarem e relembrarem nome Beto namorado da boneca Susi lançado 10 anos antes pela marca de brinquedos Estrela (Boneco Beto fotos AQUI)
Boneco Bob / Ken catálogo da Estrela de 1984:
Bob 1984:

Boneco Bob coleção Barbie 1984: 
imagem original cedida  por Jane  - loja Collecting Toys
Boneco Bob coleção Barbie 1985:




boneco BOB 1984 e 85 o companheiro da Barbie:

Boneco Bob 1984/ 1985
quer saber mais sobre  universo Boneco Ken click AQUI:


   Bernardo Guedes caracterizado de Boneco Bob ficou divinamente perfeito:

Boneco Bob  em ritmo de Rock de 1986 da Estrela:
Bob 1986:

 Boneco Bob noivo de 1986:



Bob da Estrela  1984  e Ken Mattel 1987:
unico Ken Mattel que tenho na coleção é o Ken Jewel Secrets 1987:

Ken Mattel Jewel Secrets inspirou o modelo Ken da Estrela Noite de Gala de 1987: 



Tem postagem do primeiro boneco Ken e Alan da Mattel 
Clique AQUI 






 Boneco Ken da Estrela de 1990 marcou presença no Filme Toy Story:

Barbie, Viky e Ken amigos da Selva de 1990:
Coleção Mattel Barbie 1990 - Animal Lovin:






 apos 1987  boneco Bob passa oficialmente a ser chamado de Boneco Ken:







Barbie Modelo Sport  nº 10.5.68
e boneco Ken nº:10.53.10 da Estrela de 1987:
 boneco Ken Sport nº:10.53.10:



ken's:



Boneco Ken Banho de Sol de 1989:

Ken nº10.53.29 modelo Alta Costura de 1990:
Ken nº10.53.28 modelo Moda Festa 1990:
Ken Noite de Baile 1990:

estilo Rosas boneco Ken Noite de Baile 1990:
ken 1991:

Ken 1991 Estrela Brasil:

 1991


Ken loiro coleção Star Hair  de 1994:

 boneco Ken loiro coleção arte em moda de 1993:
 Coleção Barbie Brilho de Sol, catálogo de 1994 da Estrela com 
Boneco Ken (loiro) modelo nº 10.55.33:



Boneco Principe KEN Encanto das Borboletas 1996:


boneco ken principe Eric em quebra Nozes:

Dica da Ana... Ken gosta Ken curte
visite o Blog Kens klub
http://kensklub.blogspot.com.br/
 — com Bernardo Guedes.

 ken 1962:





Ken 1969:

boneco Ken inspiração para o boneco Beto (fotos click aqui)



















Editado julho de 2023
Boneco Ken do filme da Barbie 
The Barbie Movie 202:





15 comentários:

Samira disse...

Muito legal sua iniciativa em compartilhar essas preciosidades! Como é difícil encontrar informações sobre o Bob, que dirá imagens. Você está prestando uma grandiosa homenagem ao boneco e aos colecionadores compartilhando essas informações! Adorei o blog!
Abs.
Samira

Ana Cristina Caldatto disse...

Samira muito obrigada com carinho do doce comentário,
realmente posttei e posto como forma de contribuir pra pessoas como vc apreciadora,
São tantas visitas diarias e poucos e raros comentarios de compartilhamento!
Fico feliz muito feliz como colecionadora,
espero breve que eu consiga novas imagens,
abraços

Ana

Kens Klub disse...

HELLOOOOOO!!!! Amei o post, sou fã do Bob, muitooo obrigado pela linda homenagem :) Só coisas boas Bernardo Guedes

Eduardo disse...

So faltou o noivo de 86 nesse post, ai ele ia ficar mais lindo ainda!!! Eu adoro o Ken, mas so tenho dois na minha coleção!! Bjs

Unknown disse...

Ana adorei seu blog, viajei direto no tempo...
Vc tem todas estas barbies e kens que aparecem nas fotos?
Eu tenho a Dr.Barbie e o ken roqueiro, queria te mandar fotos para teu blog. Como faço? Tenho vários brinquedos antigos de 1980 em diante. Curti sua página e postei nos comentários fotos de alguns brinquedos. Tenho dois faces Andreia Rocha e Grazi Silva. Grande beijo.

Ana Cristina Caldatto disse...

Olá Andreia
sim são fotos de meus itens de coleção e outros são fotos catalogos originais da Estrela que ainda não os tenho,
agradeço seu gentil contato
mas publico no blog somente itens de minha coleção, vc pode compartilhar atraves do facebook link abaixo no facebook
https://www.facebook.com/MomentoNostalgiaBrinquedosETrecosAntigos?fref=ts

Sho disse...

Tirou uma dúvida que tinha sobre bob e ken.
Agora sei q são os mesmos.

Ariane disse...

Na minha infância sonhava com esse Bob. A pouco soube que ele era o KEN. Porém em sua pesquisa diz q em 1987 voltaram a colocar o nome certo, mas qnd vi pela primeira vez o boneco no final dos anos 90 eu o vi como Bob. O boneco é aquele chamado Nen Movie Date.
Ah e adorei a matéria.

BRUNA disse...

Amo seu blog. ♡

Marzia disse...

Adorei!! ;)

Marzia disse...

Ah o ken q marcou minha infancia foi o de roupa de soldado e o de smoking!

Unknown disse...

Nossa que lindos !!! Eu estou a procura agora do bob de
macacao verde !! Muito legal seu blog !!

Unknown disse...

Quando foi criado o boneco pipo?

Andrea disse...

Sua coleção é linda Ana! Sempre que procuro sobre Barbies e ken antigos seu blog aparece e que peças perfeitas! Eu queria uma ajuda se eu consigo encontrar a Barbie e o bob jeans! Estou doida para encontrá-los novamente para minha pequena coleção! Obrigada e parabéns mais uma vez por sua iniciativa de compartilhar com todos nós sua linda coleção

Fred disse...

Nossa! Que legal! Qdo criança, eu achava que Bob era o moreno e Ken, o loiro. Hahaha Parabéns pelo blog!