quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Playmobil invade o Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro!!!

ATENÇÃO
Exposição foi prorrogada ate dia 14 de DEZEMBRO 2014
VAMOS?

PLAYMOBIL E FÓRUM PLAYBRASILMOBIL COMEMORAM ANIVERSÁRIO NO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL: 
(Fotos e Texto Fórum PlayBrasilmobil)

Chegou a hora de cantar “Parabéns pra você” para o boneco Playmobil. Celebrando o aniversário em grande estilo, os colecionadores do Fórum PlayBrasilmobil estão organizando a exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos”. O evento acontece no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, entre os dias 17 de outubro e 23 de novembro de 2014.

São quase 300 metros quadrados dedicados à história do Playmobil, desde seu nascimento em 1974, na Alemanha (fruto da Crise do Petróleo), até os dias atuais. Painéis gigantes contam a evolução do brinquedo ao longo das quatro décadas no Brasil e no mundo. Peças raras nacionais ocupam as vitrines ao lado das últimas novidades da Europa. Vários dioramas recriam cenários clássicos, como uma cidade do Velho Oeste e a conquista do espaço sideral, passando pela magia do Circo e o Mar dos Piratas.

O destaque desse ano fica por conta do 4° Salão de PlaymoArte – onde fotógrafos e artistas plásticos de todo o país mostram suas criações tendo como inspiração o sorridente bonequinho. Ali estão obras de Heberth Sobral (artista carioca, assistente do premiado Vik Muniz), Rodrigo Pereira e Lela Vianna Valério (com suas intervenções urbanas, como as “cabeças Playmobil”) e Louis Vasconcelos (ilustrador digital de Fortaleza); além dos fotógrafos Juliano Zanotelli (Florianópolis), Otavio Vicentini (Itapira, SP), Fernanda Araújo (Pouso Alegre, MG) e Maria Moysés (Belo Horizonte, conhecida internacionalmente por seu trabalho “iloveplaymo” no Instagram).

Paralelamente à comemoração dos 40 anos, os colecionadores do PlayBrasilmobil estão participando, a convite do museu, da exposição “Com a palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil”. Baseado numa gravura de Debret, foi montado um diorama que recria o momento do desembarque da arquiduquesa austríaca Dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro, no Rio de Janeiro, em 1817. O cenário mescla bonecos originais com outros customizados, ou seja, artisticamente modificados para retratarem com mais fidelidade o período em questão. A Família Real e sua corte, soldados, escravos e o povo do Rio foram recriados em detalhes. Conferindo ainda mais charme ao cenário, o mar sobre o qual está montado o diorama é uma tela de autoria do conceituado marinhista Quental, criada exclusivamente para o evento. 

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, sem número, no Centro do Rio de Janeiro, e abre de terça a domingo. O ingresso custa R$ 8 (oito reais) de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca. Crianças até cinco anos de idade e idosos acima de 65 anos não pagam ingresso, assim como alunos e professores das escolas públicas. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros entre 60 anos e 65 anos pagam a metade do valor.

 Serviço:
Exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, sem número (próximo à Praça XV) – Centro – Rio de Janeiro
Data: de 17 de outubro a 23 de novembro de 2014
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O museu não abre às segundas.
Ingresso: R$ 8 de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca.
Meia entrada: Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos.
Gratuidades: Crianças até cinco anos de idade; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia; sócios do ICOM (International Council of Museum); e funcionários do IBRAM e do IPHAN.
Agendamento de excursões: (21) 3299-0360 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br



FÓRUM PLAYBRASILMOBIL COMEMORA 5 ANOS DE ATIVIDADES

O Fórum PlayBrasilmobil (www.playbrasilmobil.com.br) surgiu em junho de 2009, tendo como idealizador o empresário e colecionador César Ojeda. Trata-se do primeiro e único fórum na internet brasileira totalmente dedicado ao tema Playmobil. Desde então, tornou-se o ponto de encontro não só de colecionadores como também de fãs e amigos do bonequinho, e conta atualmente com mais de 900 integrantes de todo o país e até do exterior.

colaboração com os colecionadores, visite o link: http://bit.ly/playnomuseu 

O Fórum promove confraternizações bimestrais no Rio e em São Paulo, conhecidas como “Lanchinho Playmobil”, nas quais há montagem de cenários, troca-troca de peças e sorteio de brindes. Já foram realizados mais de 40 Lanchinhos desde 2009, reunindo famílias inteiras em torno do Playmobil.

Outra atividade a que o Fórum se dedica é a montagem de exposições de longa duração em museus e centros culturais. Cinco grandes exposições de caráter nacional foram organizadas pelos colecionadores até hoje. Em novembro de 2009 o grupo montou a pioneira exposição comemorativa dos 35 anos do Playmobil, no Museu Militar Conde de Linhares (em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro), que atraiu mais de 3.500 pessoas. Em 2010, no Mês das Crianças, a exposição “Uma Pequena História do Playmobil” ocupou o Centro Cultural Unisuam (também na Zona Norte). No ano seguinte, a festa foi no Forte de Copacabana (Zona Sul), reunindo mais de 10 mil pessoas durante um mês de atividades na exposição “O Rio no Verão é Forte”. Em 2012, o tema foi “Maravilhosa Cidade” e mostrou o Playmobil em situações cotidianas diante da evolução dos grandes centros urbanos, novamente no Museu Militar Conde de Linhares. E em janeiro de 2014 foi montada na cidade de Volta Redonda (RJ) a “Expo Memória Playmobil”, o pontapé inicial nas comemorações pelos 40 anos do brinquedo, tendo sido visitada por mais de 4.500 pessoas em 15 dias.

Ficha técnica:
Realização – Fórum PlayBrasilmobil
Organização – Clube de Ideias Comunicação

Contatos com a imprensa:
(Mais informações sobre os colecionadores, o Fórum PlayBrasilmobil e a exposição)
Letra 2 Comunicação
Jornalista responsável: Carlos Alberto Guimarães

2 comentários:

Marta disse...

Hello from Spain: I also have some Playmobil figures. I did not know who celebrate 40 years. A great anniversary. Keep in touch

Emporiun das Art's disse...

A exposição vem para São Paulo?