quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Nome da Boneca Susi... Boneca Susi ou Barbie qual você prefere?

 texto como demonstração da minha Paixão pelas duas Bonecas Colecionáveis Barbie e Susi, duas bonecas que marcaram e causaram  emoções em muitas crianças década 60, 70, 80 e 90
Bonecas Susi (Estrela) e Barbie (Mattel) até dias atuais disputando atenção do mercado infantil e de muitos apreciadores colecionadores como eu:
Susi 1º boneca mocinha produzida no Brasil Reinou absolutamente ate metade anos 80 a Boneca é considerada a mais amada do Brasil:
Susi é da Ideal/EUA mesma da fabricação Boneca Amiguinha (assunto já abordado na postagem como diferenciar Boneca Susi). 
Boneca Susi produzidas no Brasil foi tendo características Brasileiras pernas grossas mais incorpada com efeitos cabelos reflexos de luz, olhos de plastico e rígido (enquanto Barbie olhos pintados).
Susi começou a ser produzida em 1966 primeiro com olhos pintados depois olhos plásticos rígidos:
curiosidade
Nome da Boneca Susi foi inspirado no boneco Vi-vinil de 1958 chamado Gatinho Susi, (Kitten - Sun Rubber Co. Ruth E Newton)
 Gatinho meigo e campeão de vendas com a chegada do Vi-vinil material de borracha maleável e de boa aceitação entre as crianças na década de 50:


informações adquiridas lendo o Livro Vozes da Estrela de 2009:


boneco gatinho VI-VINIL - Gatinha Susi imagem catálogo da Estrela de 1959 /60:
gatinha Sissi e cachorrinho Marujo bonecos vi-vinil:
 antigos bonecos e bichinhos em vi-vinil década 60 
(imagem cedida por Jane Scuto Collecting Toys):
1969 mudança de susi olhos pintados para Susi faz pose:

1981 comemoração de 15 anos de produção de Susi:
em 1984 em comemoração ao 18 anos de SUSI a Estrela relançou a boneca olhos pintado:



Boneca Susi perdeu espaço e parou a produção em 1985 para dar reinado a Barbie que foi lançada pela Estrela em 82 sob Licença Mattel.
Susi volta a ser produzida em 1996/97, com dois anos de relançamento em 97 Susi reina absoluto sobre a Bonecas Barbie produzidas pela Mattel:
   Barbie da Mattel Boneca com perfil norte americana  reinou fim anos 80 e 90 no Brasil, chegou ao Brasil em 1982 fabricada pela Estrela sob licença da Mattel eram "made in Brazil" ate 1994:
Coleção Barbie produzidas pela Marca Estrela de 1982 a 1994 e outras Mattel atuais:
em 1994 encerrou-se a licença para Estrela produzir a Barbie,  depois de 1995 somente bonecas Barbie Mattel made in china/ indonésia etc, mas ainda super queridas itens de minha coleção:
algumas bonecas de minha Coleção Boneca Susi:
Barbie e Susi  com conceito de 1ª bonecas mocinhas levando ao delírio as crianças a possibilidade de roupas, acessórios da moda de cada época que foram lançada,
para saberem mais da Susi convido a visitarem esta postagem que fiz  com meu simples e básico conhecimento e conhecimentos de outros bom amigos colecionadores que contribuíram
Dica como diferenciar Boneca SUSI em suas mudanças por algumas gerações  click AQUI:

Texto é de minha autoria esta expressamente proibido uso das imagens e texto caso queira usar FAVOR identificar a fonte
estou escrevendo este lembrete pelo fato que tenho problemas de pessoas usando alegando que minhas postagens e minhas fotos são a famosa matéria fria, volto lembrar são fotos Bonecas de minha coleção,
quanto as fotos catalogo da Estrela ou propagandas  retiradas da própria fonte  com devido nome mencionado o credito.

Lembrando que sou somente colecionadora e como tal sinto falta de conteúdo sendo compartilhado na internet do Brasil sobre Bonecas, sendo assim toda e qualquer informação pequena ou não do assunto Bonecas antigas
 publico imediatamente como forma de cooperar com outras pessoas que estejam na mesma situação que a minha "buscando" informações sobre nossa História com  nossas bonecas Brasileiras.


agradeço a todos e-mail diários recebido do carinho ao lerem Blog!
Feliz Dia... 

5 comentários:

Unknown disse...

Hello from Spain: I really like your information about these dolls in your country. I always prefer to Barbie. The Barbie represents the elegance and beauty! keep in touch

vania disse...

Adiro a Susi, não tem uma boneca tão linda e expressiva !!! É a minha preferida !!!! Bjs !!!

Anônimo disse...

gosto bastante da barbie tenho muitas mas a minha boneca favorita e uma susi que comprei em 2010 acho a susi muito linda ,delicada e fofa . já a barbie e mais mulher ela e bem magra e geralmente com muita maquiagem mas amo as duas porem acho que a barbie deveria ser um pouco mais como a susi mais delicada e fofinha .

Anônimo disse...

Onde posso comprar o livro Vozes da Estrela,que vc mencionou?

Ana Cláudia Marques disse...

Susi, sem dúvida!!!!