sexta-feira, 28 de julho de 2017

Correntinha e pingente da Estrela nas bonecas década de 70 e 80

Você sabe como surgiu a famosa correntinha dourada com o pingente do logo da Estrela?

 Correntinha Dourada e o Pingente vermelho com a estrela surgiu em 1977
para comemorar o aniversário de 40 anos da fábrica de brinquedos Estrela, 
um simbolo que marcou gerações  foi confeccionado em forma pingente dourado com vermelho e distribuído em correntinhas nos pescoços da bonecas, tornando-se a famosa "medalhinha" da Estrela:

a correntinha com pingente Estrelinha ou como muitos citam o cordão com a medalhinha lembranças de quase todas bonecas do final anos 70 e anos 80 :



1ª correntinha dourada  com pingente vermelho foi lançada na edição de 1977 de 40 anos da Estrela:


As Bonecas à partir de 1977 foram lançadas com correntinha e pingente vermelho da Estrela:  
Bonecas Susi passaram a ter correntinhas douradas com pingentes vermelhos somente à partir de 1977:
Boneca Susi  de 1966 até 1976 não possuíam correntinhas no pescoço,
somente de 1977 à 1985 que foram  distribuídas  edições de bonecas Susi com correntinhas douradas:

verso do pingente da correntinhas de 1977 marca a data comemorativa 40 anos:

1979 boneca Amiguinha com a correntinha com pingente vermelho:

Os pingentes da Estrela nas correntinhas douradas foram lançados em vários formatos e em várias bonecas e pelúcias do fim anos 70 até começo anos 90 a qual já se tornariam de plástico rosa ou vermelho no formato de bonecas com o escrito "Estrela Minha melhor Amiga":

em 1980  os pingentes Estrela das correntinhas das bonecas deixaram de ser vermelhos 
e passaram a serem totalmente douradas:
de 1980 à 1985 as correntinhas e os pingentes dourados passaram 
a fazer parte das edições da boneca Susi e de outras bonecas :
Boneca Susi em 1983 com pingente dourado:


correntinha das Bonecas com medalhinha dourada da Estrela:
os pingentes grandes dourados da Estrela vazados foram distribuidos em alguns modelos de bonecas inicio anos 80:
Boneca Bate Palminha de 1985 com correntinha dourada e pingente Estrela vazado grande:
:
pingentes de plásticos com formato de boneca eram amarrados em cordões tipo barbante em algumas bonecas de 1989 à 1992 :
 Bonecas  da Estrela de 1989 a 1992 com pingente de plásticos em forma de boneca
 "Estrela Minha melhor Amiga":
correntinha dourada usada em bichos de pelúcia da Estrela:


outra boneca que marcou presença com sua correntinha e pingente em forma de coração e no verso estampado o simbolo da Estrela foi a boneca Quem Me Quer:

acredito que o simbolo dos brinquedos Estrela seja o mais conhecido no Brasil

 passou por muitas modificações ao longo dos anos ate ficar como conhecemos atualmente:




através de uma tatuagem com simbolo da marca de brinquedos Estrela, 
Beta Lewis registrou suas lembranças:

estive com a Beta em 2015 e perguntei qual foi o motivo da escolha da tatuagem ser o Logo da marca de brinquedos Estrela e a resposta foi rápida
 "para registrar os bons momentos ao lado dos brinquedos e bonecas na década de 70 e 80":
Feliz boas lembranças!

12 comentários:

Ana Cristina Caldatto disse...

Realmente é emocionante quando as encontro com as correntinhas pois eu mesmo fui uma criança que removia para brincar eee acabava perdendo :(

Marcelo Cavalcanti disse...

Oi Ana boa tarde.
Adoro seu blog.
Meu nome é Marcelo e gostar de uma ajuda sua.
Deixei recado pra vc no Messenger, mais ainda não viu
Tô atrás de um de um modelo de vestidinho da boneca Gui Gui e gostaria de saber se vc tem ou conheça alguém que tenha.
A foto do modelo do vestido te enviei pelo Messenger.
Se vc puder me ajudar eu agradeceria.
Podemos negociar.
Aguardo seu retorno e muito obrigado.
Att.
Marcelo

Aconteceu disse...

Muito bacana,acho essencial correntinhas mesmo os pingentes de plástico nas bonecas estrela,faz toda a diferença,senti muito as bonecas edições de 80 anos,não virem com as medalhas.

Ana Cristina Caldatto disse...

Olá Marcelo. Seu recado deve estar na cx de spam do Messenger.
Mas ti adianto que não possuo itens repetidos e vou sugerir que tente procurar quem vende itens de bonecas antigas.
Tente procurar a loja Collecting Toys com jane scuto

Marcelo Cavalcanti disse...

Oi Ana, primeiramente agradeço seu retorno. Obrigado.
Então já falei com a Jane, sou cliente dela já. Ela disse q na loja dela não tem essa Gui Gui que estou procurando.
Ela disse q ia procurar o vestidinho na casa dela, mais agora ela tá com problemas pessoais.
E como sigo seu blog faz um tempo, achei q vc poderia me ajudar.
Na verdade essa Gui Gui q tô procurando é uma q minha mãe teve na infância e tem um significado importante pra ela. A boneca e a sandalinha eu já tenho. Na verdade queria mesmo o vestidinho.
Sei que vc é colecionadora e não vende. Por isso ia te propor uma troca , assim vc não sairia no prejuízo. Daria 1 Gui Gui pra vc q eu tenho aqui + uma Susi dos anos 70. Na verdade só preciso do vestidinho mesmo.
Se vc puder abrir um excessão eu ficaria muito grato.
Teria como vc ir na caixa do Messenger, coloquei a foto da boneca lá.
Desde já agradeço pela atenção.
Aguardo
Marcelo

Unknown disse...

Anaaaa!!!!adorei esse post!!! Super aprendi com ele !! Achava q as correntinhas existiam desde a decada de 60!!! Um beijo e parabéns pelo texto delicioso!

Ana Cláudia Marques disse...

O Feijãozinho relançado nos anos 80 ganhou também corrente com medalhinha.

Ana Cristina Caldatto disse...

Sim Ana Marques feijãozinho tambem possuia medalinha pois foi edição apos 1977, :) assim com feijãozinho e muitas outras boencas da Estrela fim anos 70 e anos 80

Vanessa disse...

Que bacana!! Eu cuidava das minhas bonecas, mas depois meu irmão mais novo destruiu absolutamente todas, a primeira coisa que sumiu foram as medalhas de cada uma. Hoje fico tentando achar uma coisinha ali e outra lá para restaurar readquirir minhas favoritas. Eu não tive a boneca Susi, porém minha mãe teve, foi o único brinquedo dela e estou na luta para montar ela para dar de natal. O problema foi que eu acabei me apaixonando pela boneca Susi e achonqur vou começar a minha coleção hahaha.. porém essa vai ficar para minha mãe, a mexicana dos anos 70. Consegui com chapeuzinho inteiro e pedestal. Falta a roupa e sapato. Quando falei que eu estava montando a Susi dela, ela quase chorou de alegria, estou muito feliz por proporcionar isso a ela e estou aprendendo muito com o seu blog. Obrigada por compartilhar essas informações conosco. Eu já ia errar e colocar um pingentinho da estrela na boneca rsrs

Julia disse...

Muito interessante ! Obrigada por compartilhar conosco !

Unknown disse...

Tenho um pigente dessa de bonequinha que guardo ate hoje😍😍

Ana Cláudia Marques disse...

Será que a medalhinha será novamente colocada nas bonecas, em razão dos 85 anos da Estrela?